Notícias

Sistema Único de Saúde terá pela primeira vez metas de atendimento

Além disso, o decreto presidencial estabelece as obrigações e os papéis do governo federal, estaduais e municipais

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) terá, pela primeira vez, indicadores específicos na área de saúde e irá punir, ou premiar, quem não cumprir as metas. Uma cidade poderá, por exemplo, ter a meta de atender 100 cirurgias de catarata por mês, sendo as situações e os números de atendimento variáveis de acordo com a localidade. Além disso, o decreto presidencial  estabelece as obrigações e os papéis do governo federal, estaduais e municipais.
Segundo André Bonifácio, diretor do Departamento de Administração Interfederativa do Ministério da Saúde, a intenção é organizar o SUS, melhorando o acesso dos usuários. “Vamos montar um indicador de garantia de acesso para ver em quais situações o paciente não está sendo atendido e resolver a situação”, prometeu . O Ministério da Saúde pretende organizar políticas de atendimento de acordo com as condições sociais e econômicas de cada região.

O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, explicou que a Bahia tem 28 micro regiões e que já cumpre muitas metas “como nos programas de vacinação, nas redes de alta complexidade e na atenção básica”. Ainda não há previsão para a assinatura dos Contratos de Ação Pública na Bahia, que estabelece as obrigações de cada uma das 28 regiões. Mas Solla assegura que os Colegiados de Gestão estão prontos para começar a atuar.

Postado por: Francisco José
Fonte:http://www.correio24horas.com.br

 

Agentes Comunitários comemoram 20 anos com ação preventiva no São Francisco

Os agentes comunitários de saúde reuniram-se para uma ação preventiva em comemoração aos 20 anos do trabalho deles no município de Codó. No bairro São Francisco ofereceram lanches com comidas típicas do período junino.
Além disso, buscaram parceria com a Secretaria de Saúde para disponibilizar, entre outras coisas,  o teste de glicemia que dona Maria de Lourdes Duarte, atendendo à um pedido, apareceu para  fazer.
 “Eu vim porque o agente de saúde veio me buscar (…) eu gosto demais, eu quero saber como está a saúde, é muito bom, viu, tem que saber”

Filas se formaram no posto para marcar consultas de mamografia, e para realizar na hora exames ginecológicos como o que faz o diagnóstico do câncer do colo do útero. O próprio secretário de saúde, o ginecologista Cláudio Paz, estava como médico realizando os exames. Paz elogiou a ação e disse que, desde a reinauguração, o posto do São Francisco  necessitava de tamanha movimentação para reaproxima-lo da comunidade.  
A oferta dos preventivos foi  oportunidade para muita gente como dona  Maria Lina, de 62 anos,  que nunca havia feito algo do tipo por ter vergonha. Resolveu encarar o exame por orientação de um agente comunitário.
“VERGONHA DO QUÊ? Porque é muito difícil…MAS É BOM PREVENIR? É, por isso que eu to aqui hoje”, respondeu ao blog
INFORMAÇÃO
Do lado de fora do posto eles usaram  o microfone para fazer algumas orientações.
“Orientando sobre as DST’s sobre os preventivos, como deve ser usado a camisinha, o diabético, o CA,  o aidético, então é aí que está o nosso trabalho”, explicou uma das  idealizadora do Arraial dos Agentes Comunitários do bairro São Francisco, Deuzuita Cordeiro Muniz
Também esclareceram  à todos sobre a real função dos agentes comunitários de saúde. Na opinião de José Filho Santos, apesar dos 20 anos de trabalho dentro da cidade, esta ainda é uma informação necessária.
 “eles acham que a função do agente de saúde é levar remédio em casa e a nossa função é levar informação, fazer com que as pessoas se conscientizem de que devem procurar um médico, deve procurar o profissional de saúde pra que possa evitar um problema mais grave no futuro” disse Zé Filho

PREFEITO PRESTIGIA



A secretaria também levou exame do glaucoma. O evento foi prestigiado pelo prefeito Zito Rolim que chegou ao local acompanhado do vereador, Chiquinho do Saae.

Fonte: Blog do Acélio Trindade


 

Read More!